4 anos de sumiço e uma salada de desculpas - Utilidades de Alferes:.

quinta-feira, 8 de março de 2018

4 anos de sumiço e uma salada de desculpas

Alferes na área, pessoas!

Fiz minha ultima postagem já tem uns 4 anos, dizendo que tinha esquecido que tinha um blog. Adivinha o que eu fiz nestes últimos tempos obscuros? ESQUECI DO BLOG. Again.

Poderia tentar dizer em minha defesa que foram anos bem corridos, que perdi o login de acesso do blog, comecei e terminei um estágio lindo de viver na área que estudei (sem ironias, o estágio foi tudo de mais lindo na vida mesmo sem brincadeira. Tipo, vivendo no mundinho de Polina mesmo), adotei dois filhotes felinos e perdi a minha filhota mais velha pro veneno de ratos e pro coração obscuro dessa raça maligna que é a nossa...  Me formei na faculdade, perdi meu cachorro pro tempo, arrumei um emprego, passei na OAB, quase perdi meu outro filhote para problemas urinários, entrei em crise de carreira, depois em depressão, saí do emprego e agora estou em estágio de recuperação. UFA...

E com esses anos e acontecimentos e encontros e desencontros e aventuras/desventuras... Bom, eu sumi. Faz bem o meu feitio isso mesmo, nem posso prometer que não vá fazer de novo. A poesia vive no fato de eu ser como o mar: vou e venho assim mesmo. 

Mas... Como decidi por vir novamente, tinha que trazer alguma novidade que fosse, certo? Alguma utilidade, como bem diz o nome desse blog pel'amordeDeus?

Certo, minha utilidade no momento se refere a co-mi-da.

Resolvi mentalmente que toda vez que não tiver nada de uau pra dividir nas minhas utilidades, vou falar sobre comida, já que é um troço que amo tanto.

Então, especialmente hoje, vou tentar pela primeira vez nessa minha santa vidinha dividir uma receita com vocês.

Apresento a vocês a mais nova integrante do cardápio fixo da família Alferes aqui: a minha SALADA DE SOJA.

A receita que postarei aqui é a minha versão adaptada desta receita encontrada no Tudo Gostoso (link  no nome, you know the drill).



SALADA DE SOJA EM GRÃO A LÁ ALFERES

Foto por: M.Alferes. Diretamente retirada do meu Instagram pessoal


INGREDIENTES:
  • 125g de soja em grão (o equivalente a ¼ de pacote de 500g)
  • 1 rodela grossa de pimentão vermelho picado pequeno (o equivalente a pouco menos de 3 dedos)
  • 1 média de pimentão amarelo picado pequeno (o equivalente a 2 dedos)
  • 1 fina de pimentão verde picado pequeno (equivalente a 1 dedo)
  • 1 punhado de uvas passas brancas aferventadas e escorridas
  • ½ cebola média picada pequena
  • 1 tomate médio picado pequeno
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • Sal a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • Azeite de oliva a gosto 
MODO DE PREPARO:

Deixe a soja de molho por no mínimo umas 8 horas ou de um dia para outro;
Escorra a água da soja e coloque-a na panela de pressão com água limpa, até que esta cubra dois dedos acima da soja, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, após pegar pressão, por mais ou menos 30 minutos;
Depois de pronta, escorra e reserve para esfriar;
Em uma panela pequena, coloque a quantidade de água necessária para cobrir as passas e deixe ferver;
Depois, jogue as passas na água fervente e deixe no fogo por mais 1 minutinho antes de retirar e escorrer;
Em um refratário com tampa, junte os ingredientes sólidos já frios;
Acrescente o sal, azeite e as 3 colheres de sopa de vinagre e mexa bem;
Leve à geladeira, mexendo de vez em quando até que a salada fique geladinha e voilà.


Agora, algumas considerações importantes sobre minha santa saladinha...

Eu sei que terá gente torcendo o nariz para a uva passa na salada, mas neste caso, ela ajuda a equilibrar o sabor marcante do grão da soja e a acidez do vinagre muito bem, por isso não recomendo retirá-la da salada por completo. Mas fiquem a vontade para colocar mais ou menos de acordo com o coração de vocês.

Sobre os pimentões. Usei pouco deles por serem ingredientes de sabor forte e optei por menos ainda do verde do que dos outros não à toa. Na realidade, poucas pessoas sabem que não existe pimentão de cor verde. O pimentão verde que comemos é um pimentão não maduro, por isso ele costuma ser mais forte e indigesto. Logo, evito.

Quanto ao vinagre. Especifiquei 3 colheres por um motivo: comumente fazemos saladas estilo molho campanha (o famoso "vinagrete") exagerando na adição de vinagre e isso torna a linda excessivamente ácida e um pouco cansativa de comer. Em geral, quando faço saladas desse tipo em casa eu coloco apenas 1 colher de sopa, mas a soja por ser mais forte, pedia mais acidez para dar aquela balanceada gostosa que a gente ama, então tentem do jeito que estou falando aqui e depois me digam o que acham.

E por fim... a panela de pressão. Algumas pessoas morrem de medo de usá-la, mas não precisam temer a coitada. Só tenham em mente que por ela trabalhar com pressão, ela necessita de espaço para o ar fazer pressão. Assim, sempre que usarem, tentem mentalmente dividir a panela em terços. Um terço dela sempre tem que estar vazio para ela poder pegar pressão sem vazar ou explodir na sua cara, fica a dica. E deixe sempre a pressão sair naturalmente. Tirar embaixo d'água pode danificar a panela e mexer na válvula pode sim causar acidentes. 

Fora isso, acho que estamos todos bem, não é? Então tá certo.

Espero sinceramente que gostem da saladinha de retorno e que alguém nessa vida tente essa deliciosidade, porque te juro que foi sucesso de publico e crítica em casa e está até escalada para ser o acompanhamento do almoço de páscoa por aqui.

Agora, no referente a atual data... hoje é o Dia Internacional da Mulher.

O que me faz, pela quantidade de imagens floridas e parabéns sem contexto que recebo, sentir necessidade de contextualizar a data aqui rapidinho com a ajuda da Wikipédia:


Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de março
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.
As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.
No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.  A data da principal manifestação, 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.
Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

 Ou seja... Não se esqueçam sobre realmente o que se trata o dia de hoje. 
Hoje não é sobre flores e presentes e chocolates e imagens fofinhas com salto alto. Hoje é uma data de luta e deve ser respeitada como tal.

Por isso, agora sim digo: Feliz dia da mulher para nós, manas. Que a nossa luta por um futuro igualitário para nós continue.

Bom galera, por hoje é só. Bom retorno para meus saudosos bracinhos!


beijos da Alferes 


Nenhum comentário

Este Blog não aceita conteúdo ofensivo, discriminatório ou spam nos comentários.

Prossiga apenas se trouxer amorzinho ou críticas construtivas, belê?