Espero que isso não configure como auto puxação de sardinha - Utilidades de Alferes:.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Espero que isso não configure como auto puxação de sardinha

Alferes na área pessoas. 

Sei que mal apareci ontem com uma postagem de desculpinhas pelo sumiço e já estou aqui hoje de novo (cheira a compensação, não?), mas ontem, por ser o Dia Internacional da Mulher, eu fui, como uma comemorante consciente, assistir uma palestra maravilhosa da Ruth Manus sobre o real significado desta data, ocorrida na minha antiga faculdade. E nessa de retornar à casa e reencontrar pessoas queridas, um tópico até mesmo irônico foi muito trazido pra mim. Meu novo corte de cabelo.

Foto por: M.Alferes. Minha carona e meu cabelo atual

Vocês devem estar pensando: A pessoa tava ontem mesmo concluindo posts dando uns tapa na cara sobre o significado da data e daí faz post, fazendo referência ao dia, pra falar do próprio cabelo?

Bom, primeiramente, preciso dar um puxão de orelha aqui e dizer que posso ser feminista e me importar com meu cabelo e querer dividir dicas e whatevers sobre cuidados destes, pois as duas coisas não são auto excludentes. E em segundo lugar, mas não menos importante, o que vim falar sobre meu corte novão de cabelos é referente à  outro assunto mais sério: Doação.

Foto do site Rapunzel Solidária

Quando fiz meu corte radicalzão de cabelos no fim do ano passado, fiz porque estava querendo mudanças. 

Foto por: M.Alferes. Meu cabelo antes.

Foi quase um ato simbólico de deixar pra trás os pesos do passado (algo extremamente catártico para quem teve um ano de 2017 muito ruim), mas ao qual estava reticente de fazer, até me vir a luz do "Ei, se eu seguir em frente e cortar tudão, eu posso pegar o cabelo cortado e encaminhar pra doação". E essa ideia mudou tudo.

Juro para vocês que de reticente eu passei a impacientemente empolgada para passar por essa mudança, porque de repente não era só mais sobre mim, mas sobre algo que efetivamente impactaria a vida do próximo. E esse pensamento me fez seguir sem olhar pra trás.

Foto por: M.Alferes.  O Antes e Depois, registrado pelo meu cabeleireiro, Alle de Lima. 

Achei que talvez fosse estranhar e me arrepender e, no fim, eu acho é que foi a melhor mudança que poderia ter feito.

Então tô aqui para dar aquele incentivo para todas as pessoas cabeludonas da vida aí que estavam pensando em cortar curto, mas estão com receio, porque quando você torna a  coisa sobre mais do que apenas você, é algo quase que mágico. Se torna algo que nutre a alma.

Então minha dica de utilidade de hoje é: Se você quiser doar cabelinhos, mas não souber para onde, fica aqui a dica para os migs residentes em São Paulo:


1. Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (correio ou pessoalmente)

Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César – São Paulo, SP
     CEP: 01246-000





2. Hospital Pérola Byington (correio ou pessoalmente)

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista – São Paulo – SP

     CEP: 01317-001




3. Rapunzel Solidária (correio)

Caixa Postal 57007 – São Paulo – SP

    CEP: 04089-972





4. Cabelegria (correio):

Caixa Postal – 75207 – São Paulo – SP

    CEP. 02415-972

    (pessoalmente):

Rua Santa Marcelina, 177 – São Paulo – SP


(informações retiradas do site Sobreviva em São Paulo)

No caso, eu fiz a minha doação, via Correios, para o Rapunzel Solidária, seguindo as instruções de Como Doar  que o próprio site fornece, (o que a Cabelegria também tem em seu site, na área Como Ajudar)

Foto por: M.Alferes. Diretamente retirada do minha galeria de fotos do celular

Algumas das regras gerais para doação em ambas as  ONGs são bem parelhas, como:
  • a necessidade de se preencher um formulário antes de efetivar a doação;
  • os cabelos para doação estarem completamente secos (pois o cabelo pode vir a estragar se estiver molhado ou úmido) e presos por um elástico;
  • embalá-los para envio em um saco plástico transparente para melhor protegê-lo.
Se você tem química no cabelo? Sem problemas, pode doar. E se seu cabelo não é liso ou alisado? Viva à todas as texturas de cabelo! Por favor, pode doar também com gosto.

Único adendo que faço é que entre essas duas ONG's, existe uma diferença entre o comprimento mínimo aceito para doação (15cm - Rapunzel ; 20cm - Cabelegria), então, mesmo sem saber especificar quanto às doações feitas diretamente a hospitais ou ao ICESP, imagino que seja seguro usar esse parâmetro de 15 a 20cm mínimo para quaisquer doações capilares que queiram fazer na vida.

Viram? É muito fácil e a felicidade das pessoas que recebem essa doação não tem preço.

Foto por: M.Alferes. Meus cabelos fora da minha cabeça + outra doação ao lado

Pelo peso que essa joça tinha na minha cabeça, eu espero que tenha dado muitas perucas lindas. Mesmo 😂😂😂😂

Bem, meus amô, espero que esse post tenha sido útil e não apenas uma auto puxação de sardinha no pior estilo "óóóóó como sou legaaaal eu doei meus cabeeeelos", porque juro que nessa equação aqui de cortar, doar, o local receber, tratar, transformar em peruca  e doar para quem necessita, o meu esforço é que foi o mínimo.

Não tenham medo da tesoura. Na pior da hipóteses cabelo sempre cresce.

Tá, agora chega, fui.

Até uma próxima, neste mesmo canal? 

beijos da Alferes 

Um comentário

Este Blog não aceita conteúdo ofensivo, discriminatório ou spam nos comentários.

Prossiga apenas se trouxer amorzinho ou críticas construtivas, belê?