A campeã do meu café da manhã - Utilidades de Alferes:.

quinta-feira, 15 de março de 2018

A campeã do meu café da manhã

Alferes na área, galera.

Fiz hoje uma enquete relâmpago no Insta do blog e na minha página pessoal do Facebook para saber se existia algum interesse de vocês na receita campeã dos meus cafés da manhã para pessoas sem glúten: A Crepioca. 

E como a resposta que obtive foi positiva (to amando tanto meus leitores que nem sei lidar 💕), cá estou eu para dividir com vocês essa deliciosidade que salvou meus começares de dia.

Essa é daquelas receitas que, de tão baba, até quem queima água deve conseguir fazer. Tudo o que vocês vão precisar  é de goma de tapioca (daquelas de preguiçoso que já vem hidratadas, na marca que você preferir consumir), ovo e sal.

Então, bora começar a receita.

CREPIOCA À MODA DA ALFEERES

Foto por M.Alferes. Crepioca

INGREDIENTES:
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca (a sua preferência, que seja previamente hidratada)
  • 1 ovo de galinha
  • sal à gosto

MODO DE PREPARO:

Em um refratário de sua preferência, bata o ovo até formar uma mistura homogênea. 

Foto por M.Alferes. O ovo batido

Adicione o sal e as 2 colheres de goma de tapioca, mexendo até que esta se dissolva por completo.

Foto por M.Alferes. Mistura da crepioca

Enquanto isso, coloque uma frigideira de diâmetro médio para esquentar em fogo de médio à baixo com um pouco de óleo (se a frigideira for antiaderente, pode desconsiderar o óleo) e em seguida despeje nela a mistura da crepioca.

Foto por M.Alferes. Crepioca indo pra frigideira (a minha é velha. Precisou de óleo)

Quando esta começar a pegar consistência na parte superior, vire-a com a ajuda de uma espátula, deixando no fogo por mais um minutinho e voilà.


Essa receita de crepioca funciona também na proporção de 1 ovo para  1 colher de sopa de goma, formando uma panquequinha mais fina, bem como para a  proporção de 1 ovo para 3 colheres de sopa de goma, o que resulta em uma massa mais pesada e espessa e que invariavelmente precisará ser tampada enquanto frita, senão vazará quando for virada, se for feita toda a massa de uma só vez.

A quantidade que faço normalmente dá tanto 1 crepioca mais sustante, quanto 2 mais fininhas. Fica a critério prepará-la de uma vez ou em 2 prestações.

A massa  da crepioca é um hibrido interessante de uma panqueca com um pão de queijo e, para os aficionados por laticínios da vida (o que não é meu caso), deve ficar bom misturando queijo na massa antes de ir pra frigideira.

Tentei em casa fazer uma variação doce dela, adicionando 2 colheres de chá de açúcar e algumas gotas de extrato de baunilha. Não foi uma campeã para mim, mas fica aí a possibilidade no mundo para  quem quiser arriscar também.

Você pode tanto comê-la pura quando recheada com o que for de sua preferência. Ela combina bem com requeijão e com um patê de tofu com berinjela e alho que se compra aqui em casa, mas do qual não sei a marca pra indicar aqui, mas pessoalmente não achei que a receita combina bem com patês de carnes. Se quiser meter carne aqui, aconselho a por no estado sólido mesmo.

Minha  tentativa de crepioca doce foi recheada com doce de leite e ficou decente, pra quem quiser tentar.

Se você usar tampa na frigideira quando estiver fazendo sua crepioca, ela invariavelmente dará uma inflada, não se assuste. Assim que  ela sair do fogo, ela murcha  que nem um souflê de desenho animado.


Essa é uma receita muito fácil de fazer, mas, fica a dica, olho na intensidade do fogo, porque no melhor estilo faça o que eu digo, não faça o que eu faço, quando tirei as fotos desta crepioca, deixei o fogo um pouco forte demais e ela  torrou mais do que queria.

Foto por M.Alferes. Meu café da manhã

Bom, espero que tenham gostado dessa receita express também. 

Continuo aceitando sugestões de temas de posts aqui  pro blog, então, quem tiver ideias maneiras que quera dividir ou alguma coisa que gostaria muito de ver por aqui, vocês já sabem: é só deixar as sugestões aqui nos comentários ou  na nova página do Insta que criei num capricho para cá. Vocês também podem continuar a me contactar pelo meu Face, mas vão lá conferir o Insta do blog. Ele ainda é um bebê, mas já tô com tanto carinho por ele que preciso dividir com vocês.

Ok pessoas, por hora  é só. 

Até a próxima.

beijos da Alferes 

2 comentários

  1. Aaaah, eu adorei!! Vou anotar no meu caderninho de receitas pq sou velha, hahaha ❤️

    ResponderExcluir

Este Blog não aceita conteúdo ofensivo, discriminatório ou spam nos comentários.

Prossiga apenas se trouxer amorzinho ou críticas construtivas, belê?