Sobre transtornos psiquiátricos e aplicativos mágicos (?) - Utilidades de Alferes:.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Sobre transtornos psiquiátricos e aplicativos mágicos (?)

Alferes na área, pessoas!

Hoje, por falta de algo melhor para dividir aqui, resolvi trazer um pedacinho da minha vida que ninguém pediu, mas todo mundo vai ter como castigo por curtirem meus posts no Face e Insta pedindo sugestões, mas não sugerirem conteúdos (hohohoh)!

Atualmente ando lutando contra a Depressão, uma doença bem conhecida e ainda muito subestimada pelas pessoas desse mundão velho sem porteira aí. 

Imagem retirada do Blog do Emerson Luiz


Como gostaria de pensar que já sabem, a depressão, atualmente considerada "o mal do século" pela Organização Mundial de Saúde, é um transtorno psiquiátrico que consiste, falando de forma extremamente genérica, em uma exponencial perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida num geral, causando prostração, angústia e não feliz apenas com essa sensação crônica de infelicidade, pode causar também sintomas fisiológicos.


Dos sintomas mais comuns da Depressão, podemos citar:
  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
  • Desinteresse, falta de motivação e apatia;
  • Falta de vontade e indecisão;
  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte;
  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo;
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;
  • Perda ou aumento do apetite e do peso;
  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo);
  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

(Informações retirados do site Minha Vida, clica no link para conferir informações mais completas no site deles)



Uma crise depressiva pode durar semanas ou até mesmo anos e, uma vez que a pessoa passe pela crise, ela corre maiores riscos de enfrentar novos episódios no futuro.



Ou seja, Depressão é algo sério. Não é preguiça, falta de força de vontade ou simplesmente tristeza. Ela nem mesmo necessariamente tem que ter uma razão concreta para surgir. 

Por isso mesmo vou me repetir aqui e dizer de novo: Depressão é algo realmente sério e deve ser tratado como tal. De preferência sob orientação profissional de um psiquiatra e um psicólogo, pois o psiquiatra cuidará da parte da regulagem da química cerebral, efetuada através de medicamentos, enquanto que o psicologo auxiliará na identificação e tratamento das causas emocionais do problema.

(Informações retiradas do site da Revista Abril)

Então, cá estou eu no meu cantinho, lidando (com o devido acompanhamento profissional) com a minha Depressão, colega mala que vem me acompanhando e se desenvolvendo, do que desconfio, desde de pelo menos o semestre final de 2016, ainda não diagnosticada, e que se estendeu por todo meu ano de 2017 (onde chegou num estado tão não legal que eu não estava conseguindo sair da cama pra nada), resistindo bravamente até então apesar de ter perdido terreno devido ao tratamento.

Mas não vim aqui realmente apenas para dividir minha luta pessoal, mas sim para também apresentar pra vocês o que me fez conseguir levar pequenos aspectos da minha vida e me dar perspectiva de que não importa o quão pequena uma ação é, fazê-la é uma conquista, numa época em que sair da cama parecia por si só uma tarefa exaustiva demais pra ser executada.

"Mano, que magia é essa que ela tá falando?" você pode pensar. Pois eu te respondo:

Não passa de um app bizarro de produtividade, de uso gratuito (yay), que usa de gamificação, transformando tarefas diárias, hábitos e afazeres em metas, te dando recompensas conforme a execução destes por você usuário: o Habitica

Imagem retirada do Google Imagens


Esse aplicativo é essencialmente em inglês e apesar de ter a opção de linguagem em português, essa daí não é lá uma Brastemp não... mas é um app bastante divertido de usar e causou milagres nos momentos mais obscuros da minha crise depressiva, como me fazer regar minhas plantas ao invés de deixá-las morrer de inanição, sem brincadeiras. 

Imagem retirada de Dois Bits


E para usá-lo não é complicado, basta seguir esse passo à passo aqui que o próprio site dispõe e que colei abaixo.

Passo 1: Criando Tarefas

Primeiro, coloque algumas tarefas. Você pode adicionar mais tarefas com o tempo.
1a. Configurar Afazeres
Coloque tarefas que você faz uma vez ou raramente na coluna de Afazeres, uma por uma. Você pode clicar no lápis para editar!
1b. Configurar Diárias
Coloque atividades que você precisa fazer diariamente ou em algum dia da semana na coluna de Tarefas Diárias. Clique no ícone de lápis para editar o(s) dia(s) da semana em que ela será feita.
1c. Configurar Hábitos
Coloque hábitos que você quer firmar na coluna de Hábitos. Você pode editar o hábito como um bom hábito (+), como um hábito ruim (-) ou com ambos.
1d. Configurar Recompensas
Atividades ou mimos que você quer usar como motivação podem ser adicionados na coluna de Recompensas.
Bonus: Se você precisar de inspiração, veja os Exemplos de HábitosExemplos de Tarefas DiáriasExemplos de Afazeres, e Exemplos de Recompensas.

Passo 2: Ganhe pontos por fazer suas tarefas da Vida Real

Agora, comece a enfrentar seus objetivos da lista! À medida que você completa atividades, você ira ganhar pontos de experiencia (XP), que irão te ajudar a evoluir de nível, e a ganhar Moedas de Ouro (GP), que te permitem comprar Recompensas. Se você cair em maus hábitos, ou perder suas Tarefas Diárias você perdera Pontos de Vida ou Saúde (HP). Desta maneira, a experiência do seu personagem e sua barra de Saúde servirá de entretenimento em seu progresso em direção a seus objetivos.

Passo 3: Personalize e Explore o Habitica

Uma vez que você estiver familiarizado com o básico, você pode obter ainda mais do Habitica com estas funções:
  • Organize suas tarefas com etiquetas (edite uma tarefa para adicioná-las).
  • Modifique seu avatar.
  • Compre seus equipamentos através de Recompensas e mude de equipamentos clicando em Inventário > Equipamento.
  • Escolha uma classe (Nível 10) e use uma habilidade especifica de classe (níveis 11 até 14).
  • Conecte-se com outros usuários através da Taverna.
  • Depois do Nível 3, Obtenha mascotes coletando ovos e poções de eclosãoAlimente seu mascote para criar uma montaria.
  • Derrote monstros e colete objetos em missões (você receberá uma missão no nível 15).

(Informações retiradas da Página Inicial da Wikia do Habitica)

Não entendeu direito ainda? Sem problemas, como pra tudo nessa vida, o YouTube tem vídeo com explicações:

(O vídeo não tá indo aqui? Clique neste link)

Mais explicações? Vou jogar nas minhas palavras baseado em texto alheio aqui então:

Basicamente você adiciona suas atividades em 3 listas: a de Hábitos (que são as coisas que gostaria de fazer automaticamente como parte de uma rotina, como... esfoliar a pele, ou parar de roer unhas, tomar banhos mais curtos etc); de Tarefas Diárias (que, como o nome já explica, são as tarefas que precisa fazer diariamente, ou semanalmente ou frequentemente, como lavar louças, por o lixo pra fora, escrever no blog, tomar aquele remédio chato...); e a de Afazeres (que são aquelas tarefinhas pontuais que se esgotam em si mesmas, tipo ir tirar uma certidão em cartório, concertar uma maçaneta, trocar uma lampada queimada, marcar horário no salão...).

E o mais massa de tudo é que, conforme você efetivamente segue suas atividades e vai marcando no site o que fez, ele vai te dando recompensas, como: experiência, ouro, mana, itens, ovos (que viram mascotes e montarias depois de chocados). 

Imagem retirada de Dois Bits


E, é claro, se você não é uma boa pessoa e faz suas tarefas, você perde vida, ouro, itens e pode até morrer.

É, ele é um jogo, o que pode te fazer se sentir meio infantil usando, mas essa plataforma de controle de produtividade aplicada num joguinho pode à sério mudar seu dia a dia.

Imagem retirada do Google Imagens

Ela foi seriamente responsável por vários dias de atividade durante uma época onde tudo o que eu queria fazer era virar pro lado e voltar a dormir. 

Então essa com certeza é a minha dica de utilidade dessa semana, com direito a coraçõezinhos de gratidão (EDIT: em especial para o meu cunhado, responsável por me apresentar ao app! Rafael, essa época é um borrão na minha memória, mas esquecer de te agradecer é muita mancada. Desculpa e obrigada  de verdade). Experimentem se puderem. Deem uma chance ao Habitica, porque ele pode surpreender você.


Até a próxima, pessoas.

beijos da Alferes 

Um comentário

  1. Muito obrigada por dividir.Não sei se tenho depressão, pois nunca fui procurar ajuda, mas passo por momentos de dor existencial extrema e ansiedade crônica, quando ou não tenho vontade ou não consigo produzir nada. Espero que o app me ajude nisso. Bjs!!!

    ResponderExcluir

Este Blog não aceita conteúdo ofensivo, discriminatório ou spam nos comentários.

Prossiga apenas se trouxer amorzinho ou críticas construtivas, belê?