Planta pra quem não sabe nada de plantas é o melhor tipo de planta - Utilidades de Alferes:.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Planta pra quem não sabe nada de plantas é o melhor tipo de planta

Alferes na área, pessoas!

Post relâmpago aqui no blog.

Hoje, vim dividir com vocês um pequeno prazer que tenho na vida, que é ter plantas.

Foto por: M.Alferes. Minhas violetas.

O repertório plantístico envazado aqui de casa, atualmente, engloba 1 orquídea, 1 filhotinha de saia rosa, 8 violetas, 4 kalanchoes, 5 cactus, 1 bromélia que deu cria para outro vaso (ou seja 2 dessa)... enfim...

Ocorre que eu tenho como defeito sério de caráter uma incapacidade quase patológica de lembrar dos cuidados específicos de cada uma das minhas prantinhas lindas e por isso algumas delas não estão o tempo todo no topo de sua exuberância natural (história da minha vida).

E isso me fez pensar no quão complicado não é pra nós meros mortais sem capacidade botânica, cuidar das nossas prantinhas e vê-las prosperar na vida.

Então, se você, como eu, ama plantas mas é um desastre natural perto delas, aqui está minha "dica de utilidade":

Se quer começar com seu verde, mas não sabe cuidar de plantas, comece com cactus e suculentas. 

Sério.

Foto por M.Alferes. O estado original de chegada das minhas kalanchoes. Prestem atenção nas flores.

Para o cultivo correto de suculentas, há meio que uma regra geral que engloba exposição solar e rega, sendo a insolação normalmente direta (apesar de existirem espécies de suculentas que preferem contato indireto ou poucas horas de exposição solar. Pesquise) e a rega, em média (o que pode variar dependendo do clima do local onde você mora), devendo ocorrer 1 vez por semana no verão e de 1 a 2 vezes por mês no inverno.

Fácil, não?

Só acho válido lembrar aqui: no tocante à dica das suculentas, eu não estou falando por experiência porque a única qualidade de suculenta que cheguei perto na vida é a kalanchoe, que apesar delas claramente terem dobrado de quantidade desde que chegaram aqui originalmente (uns bons meses atrás em apenas 2 vasinhos), não são meu maior sucesso, visto que sumi com as florzinhas delas.

Foto por M.Alferes. Kalanchoes atualmente. Elas pegam na terra que nem erva daninha meu... Mas estou sem flores.

Então, na esperança de que vocês tenham melhor sorte que eu aqui, vou passar um link com os cuidados para o cultivo da kalanchoe aqui, mas num geral o princípio é o mesmo de qualquer suculenta: Ela é uma planta que gosta de sol e vento e precisa de calor para se desenvolver bem, seguindo a mesma regra geral de rega que coloquei acima para viver de forma saudável.

Já quanto aos cactos...

Os primeiro cacto que entrou aqui em casa chegou em nossas vidas em meados de 2002, ou seja, por volta dos meus 10-11 anos, e foi o único que compramos em nossas vidas. E ele era menor que meu dedo mindinho quando o adquirimos.

Foto por M.Alferes. Esse não é meu cacto original e sim o filhote mais recente dele, mas a escala de tamanho bate.

Hoje, esse mesmo cacto se transformou em outros 4, de vários tamanhos diferentes, e ele nunca recebeu mais cuidado do que luz solar em abundancia e água eventualmente.

Foto por M.Alferes. Meus cactos.

Quer que eu seja mais específica quanto aos cuidados de um cacto? Beleza.

Em primeiro lugar, por ser uma planta desértica, ela ama ambientes secos e solos com cascalho e areia, que possibilitam um escoamento d'água mais rápido (o que claramente foi ignorado aqui em casa. Usamos substrato mesmo pra plantar e deu tudo certo), e ela absolutamente ama ambientes abertos e luz direta, caso no qual deve ser regada a cada 15 dias (mas se você for do tipo que mantém seu cacto dentro de casa, ele vai precisar de água praticamente só 1 vez ao mês mesmo).

E o único cuidado especial que o cacto requer é que você não seja babaca e saia arrancando os espinhos dele, pois isso encurta a vida útil da planta. E só.

Sério. Só isso.

Acabou.

(EDIT: Fora isso, só não se esqueçam que, como todas as plantas que você tentar cultivar, a rega destas cima citadas deve ser feita diretamente no solo. Não molhem as folhas das plantas de vocês, pessoas, isso as queima.)

Então, de verdade, se vocês tem dificuldades com plantas, tentem o melhor tipo de planta: aquela pra quem não sabe nada de plantas.

Ou seja. Comece seu jardim com cactos e suculentas.

Foto por M.Alferes. Cacto Orelha de Mickey.

Espero que tenham gostado da postagem relâmpago aqui e que ainda tragam muito verde para a vida de vocês.


Foto por M.Alferes. Quando um dos cactos floriu.

Até a próxima postagem seus lindos!


beijos da Alferes 

Nenhum comentário

Este Blog não aceita conteúdo ofensivo, discriminatório ou spam nos comentários.

Prossiga apenas se trouxer amorzinho ou críticas construtivas, belê?