Sobre proteínas e saladas - Utilidades de Alferes:.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Sobre proteínas e saladas

Alferes na área, galera.

Estive numa sinuca de bico, pensando no que diabos poderia postar, pois não dava pra ser alguma dica de bem estar, já que ando exatamente me sentindo o oposto e num geral não sou muito dada à hipocrisias (sério, se tem algum amigo meu lendo isso, eu não tô te evitando, só tô bem na bad, quietinha no meu canto mesmo. Desculpa o sumiço).

Então, achei que, por bem, devia fazer valer o que escrevi no meu primeiro post aqui nesse ano e aproveitar o fato de que não sei o que dizer para falar sobre co-mi-da.

No caso, comida de fonte vegetal.

Nós seres humanos não veganos ou vegetarianos estritos, seguimos uma dieta baseada em fontes animais e vegetais. E taí onde a galera se confunde muito.

Se você come carne, ovo, leite etc, etc, isso te faz um ser onívoro, não um carnívoro. E apesar deste detalhe, vivemos esquecendo que podemos encontrar tudo o que precisamos em fontes vegetais para uma alimentação completa e balanceada. 

Não interessa sua ideologia de vida, todo mundo precisa comer suas verduras. Sua avó dizia isso, sua mãe dizia isso, o menino da propaganda do brócolis queria dizer isso... 

E ainda assim, quando se fala sobre consumir menos carne, ou mesmo aderir à uma alimentação de base vegetal, a primeira coisa que se pensa ou se é falado são coisas como, "vai ficar anêmico, sem comer carne", "mas se você não come carne, come o quê?", ou "mas você vai precisar repor proteínas".

E aí é que está. Você tem fontes tanto de ferro quanto de proteína vegetais. Você tem milhões de possibilidades de alimentação sem carne, tanto nutritivas e deliciosas quanto nada nutritivas e também deliciosas (e aqui você pode se sentir livre pra pensar naquela batata frita, por exemplo).

Por isso, resolvi vir hoje dividir com vocês os alimentos de fonte vegetal que contém o maior índice proteico, deixar aqui meus favs de receitas veganas maravilhosas e dividir uma receita super besta de salada tropical, que leva fruta na composição e não é pros fracos de coração.

Então, bora começar.

Foto retirada do site Mais Equilíbrio

Algumas fontes de proteína vegetal:


1. Quinoa;
2. Grão-de-bico;
3. Lentilha;
4. Feijão;
5. Amaranto;
6. Chia;
7. Linhaça;
8. Aveia;
9. Semente de cânhamo;
10. Semente de abóbora;
11. Semente de girassol;
11. Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs etc);
12.Pasta de amendoim;
13. Folhas verdes escuras (espinafre, couve, brócolis etc);
14. Ervilha;
15. Tofu;
16. Arroz;
17. Trigo;
18. Seitan (“carne” de glúten);
19. Abacate;
20. Leites vegetais (soja, castanhas, arroz, aveia etc).

(Retirado do site Mundo Boa Forma e Clínica Mei Hua)


Desde que instauramos em casa as Quartas sem Carne, tenho me divertido horrores e descoberto mundos no que se trata da culinária com base vegetal.

Já fiz falafel, legumes assados, hambúrguer de feijão preto, chili vegano...

E sabe o que foi mais legal? O nível de aprovação dos pratos pela galera daqui de casa, incluindo meu pai, que sempre foi um "carnívoro" orgulhoso. 

Na real, preciso admitir que provavelmente esse post está vindo exatamente daí. Desse orgulho que me bate em fazer algo tão  diferente do que sempre foi feito aqui e fazer sucesso.

Por isso, como esse mundo culinário é maravilhoso demais para se deixar inexplorado, vim também dividir minhas fontes prediletas de receitas, ou seja, dois canais no YouTube: o Presunto Vegetariano (que também tem site próprio) e o TNM Vegg.

Os dois são canais exclusivos de culinária, didáticos e encantadores para quem, como eu, ama ver sobre comida. Super recomendo, tô tirando todos os meus cardápios de quarta daí.

E por fim, para acompanhar todas essas deliciosidades aí e fazer o menino do brócolis orgulhoso de você, segue pra acompanhar uma receita de salada, deliciosa e refrescante, feita para quem não tem medo de um agridoce na vida e ama meter fruta em tudo, exatamente como eu.

Bora pra receita?

Salada Tropical 

Foto por M.Alferes. Registro da Salada Tropical. do Natal de 2015.

INGREDIENTES:

  • 1 maço de alface crespa
  • 1 maço pequeno de agrião
  • 1 maço pequeno de rúcula
  • ½ cebola roxa média picada em meia lua
  • 1 tomate cortado em rodelas
  • 1 manga picada em fatias
  • ± ½ meio abacaxi cortado em meias rodelas
  • 1 maçã cortada em fatias
  • ± ½
     limão para impedir a oxidação da maçã
MODO DE PREPARO:

Após lavar, higienizar e secar os ingredientes conforme padrão, corte a cebola, o tomate, a manga e o abacaxi, deixando a maçã sempre por ultimo.

No momento de cortar a maçã, deixe os pedaços cortados de molho em água com limão para retardar o processo de oxidação desta. Só as retire do molho para montagem na hora de servir.

Para uma apresentação igual à da foto, monte uma cama de alface, depois faça duas linhas paralelas com a rúcula e o agrião e no espaço central, deposite a cebola roxa.

Disponha o abacaxi e a manga nas extremidades opostas da travessa, seguindo com o tomate nas proximidades da cebola. 

Termine a montagem com a maçã, dispondo-a sobre a cama de cebolas voilà.

Descobri essa salada em um restaurante em Praia Grande - SP, e me apaixonei sincerão pela combinação de sabores que a quase picância do agrião e o amarguinho da rúcula, combinada com as frutas tiveram. É uma salada saborosa, leve e refrescante, que, ao meu ver, é a  cara do verão. E, conforme vimos na lista acima, também é uma fonte válida de proteínas para o seu organismo. Juntando então com alguma das  receitas dos canais que passei aqui? Fechou.


Bom, gente, é isso. Eu continuo aqui, aceitando sugestões de temas de posts pro blog, então, quem tiver alguma pra dividir ou algo que queira muito de ver por aqui, já sabem: é só deixar as sugestões nos comentários ou  na nossa página do Insta

Okay pessoas, por hoje é só. 

Até a próxima, nesse mesmo local.

beijos da Alferes 

Nenhum comentário

Este Blog não aceita conteúdo ofensivo, discriminatório ou spam nos comentários.

Prossiga apenas se trouxer amorzinho ou críticas construtivas, belê?